Entrevista


                                    

                                        Entrevista realizada em 27 de março de 2012.

1- Nome do Supervisor Coordenador?

* Simone Maria Ramos

2- Formação?

* Graduação em Pedagogia e Pós graduação em Gestão Escolar

3- Há quanto tempo atua na função e há quantos anos atua neste local?

* Dois anos na função e no local.

4- Quais as suas experiências profissionais?

* Iniciei em 1978 como professora OFA. Ingressei como professora titular de cargo em 1981. No ano de 2005 ingressei como diretora de escola por concurso público. E, atualmente designada como Supervisora de Ensino.

5- Descreva as atividades e rotinas desse profissional?

* A articulação das escolas e redes escolares, orientando-as para as finalidades maiores da Educação, harmonizando políticas públicas de concretização de todos os níveis de Educação e formação de seus trabalhadores.

6- Quais são as áreas de atuação do Supervisor Escolar?

* Pedagógico e Administrativo na Diretoria de Ensino, Recursos Humanos e acompanhamento do projeto pedagógico nas Unidades de Ensino.

7- Qual a importância do Supervisor Escolar na escola?
*Atuar com os gestores nos aspectos pedagógicos e acompanhar a organização administrativa das Unidades de Ensino.

8- Como ser um Supervisor Escolar nos dias de hoje?

* Deve ser um profissional atualizado quanto à legislação vigente e na formação pedagógica para ser um mediador no processo de ensino-aprendizagem.

9- Quais os problemas mais graves que afetam o processo de ensino-aprendizagem?

* Falta de recursos humanos nas Unidades de ensino e formação de professores.

10- De acordo com sua experiência, na prática, como funciona a relação entre o Supervisor-escola-comunidade?

* Deve existir uma relação de parceria que venha acrescentar e colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos educadores.

Um comentário:

  1. Análise dos dados:

    Este item destina-se a apresentar os dados coletados junto aos professores, de uma escola Estadual do Município do Rio de Janeiro, num total de três entrevistados, de maneira que explicitem a realidade na visão dos educadores, além de proporcionar um panorama geral do tema.
    Na opinião dos entrevistados, o tempo é um dos maiores empecilhos da função de supervisor, o de não ser cumprido como deveria ser,em muitos casos o supervisor procura desenvolver seu trabalho de forma superficial, não se aprofundando o necessário, isso por que em muitas vezes exerce outra função além da supervisão.
    Na opinião de todos os entrevistados a supervisão escolar é relevante, por que atua no sentido da construção de uma competência docente coletiva.

    ResponderExcluir