*ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão, Porto: Porto Editores, 1996.
*ALMEIDA, Maria Laurinda Ramalho de et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
*ALMEIDA, Maria Laurinda Ramalho de et al. Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
*ALMEIDA, Maria Laurinda Ramalho de et al. Coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
*BRZEZIINSKI,
Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas-SP:
Papirus, s/d. CANÁRIO, Rui (org.). Formação e situações de trabalho.
Porto: Porto Editores, 1997.
*FUSARI,
José Cerchi. A educação do educador em serviço: o treinamento dos
professores em questão. São Paulo, PUC, 1988(Dissertação de Mestrado).
*MENEZES, Luís Carlos (org) Professores: formação e profissão. São Paulo: Autores Associados, 1994.
*NÓVOA, Antonio.(org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
*PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 1997.
*PLACCO,V.M.N.S. O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo, Loyola, 2005.
*GUIMARÃES, A.A. et all. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 4 ed., São Paulo: Loyola, 2001.
*ALVES,
N. & GARCIA, R.L. (org.). O Fazer e o Pensar dos Supervisores e
Orientadores Educacionais, 5a ed. São Paulo: Loyola, 1991.
*FELTRAN, Regina C.S. Orientação Educacional na Pré-Escola. Campinas, SP: Papirus, 1990.
*FERREIRA,
Naura S.C. e AGUIAR, Márcia A.S. (orgs.). Para Onde Vão a Orientação e
a Supervisão Educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002.
*GARCIA, Regina L. (org.). Orientação Educacional: o trabalho na escola, 3a ed. São Paulo: Loyola, 1999.
*GRINSPUN, Mírian P.S.Z. (org.). A Prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
*GRINSPUN,
Mírian P.S.Z. (org.). Supervisão e Orientação Educacional:
perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
*GRINSPUN, Mírian P.S.Z. A Orientação Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2001.
*PLACCO,
Vera M. N. S. Formação e Prática do Educador e do Orientador:
confrontos e questionamentos. Campinas, SP: Papirus, 1994.
*AGUIAR, Márcia A. Supervisão Escolar e Política Educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
*RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2001.
*ALVES,
Nilda & GARCIA, Regina L. (org.). O Fazer e o Pensar dos
Supervisores e Orientadores Educacionais, 5a ed. São Paulo: Loyola,
1991.
*ALVES, Nilda (org.). Educação e Supervisão - o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984.
*FERREIRA, Naura S.C. (org.). Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade: da formação à ação. São Paulo: Cortez, 1999.
*FERREIRA,
Naura S.C. e AGUIAR, Márcia A.S. (orgs.). Para Onde Vão a Orientação e
a Supervisão Educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002.
*GRINSPUN,
Mírian P.S.Z. (org.). Supervisão e Orientação Educacional:
perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
*MACHADO,
Lourdes M. (coord.) e MAIA, Graziela Z.A. (org.). Administração e
Supervisão Escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira,
2000.
*RANGEL, Mary (orgs.). Nove Olhares sobre a Supervisão, 3a ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
*NOGUEIRA, Martha G. Supervisão Educacional: a questão política, 2a ed. São Paulo: Loyola, 2000.
*SILVA, Naura, S.C. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica, 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
*VASCONCELLOS,
Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto
político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6a ed. São Paulo:
Libertad, 2006.*ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Alegre: Porto, 1996.
*FERREIRA, N. S. C. (org.). Supervisão educacional. Para uma Escola de Qualidade: da Formação a Ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
*MEDEIROS, M. F. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, SP: Papirus, 1997.
*RANGEL, M.; ALARCÃO Izabel; LIMA, Elma; FERREIRA, Naura, S. C. Supervisão pedagógica. Campinas - SP: Papirus, 2001.
*SILVA JÚNIOR, C.; RANGEL, M. Nove olhares sobre supervisão. 7. ed. São Paulo: Papirus, 1997.
*SILVA, N. S. F. Supervisão educacional: uma reflexão crítica. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
*VILLAS BOAS, M. V. A prática da supervisão. In Educação e Supervisão. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário